Loading...

5 razões para investir em um guarda-roupas cápsula

Não há momento mais frustrante do que aquele que você precisa escolher um look mas todas as peças do armário parecem inadequadas e desconexas entre si.

No entanto, a partir do momento em que você toma consciência sobre as suas escolhas a tarefa deixa de ser um peso para se tonar prazerosa.

guarda roupa capsula

Ter um guarda-roupas minimalista significa criar uma coleção capsula sob medida, sem sucumbir aquelas peças de ocasião única – como o vestido de formatura que você nunca mais usará na vida.

O objetivo de simplificar o seu armário dessa forma, é possuir peças que te valorize e façam sentido de acordo com a sua personalidade.

E isso não quer dizer que você terá que limitar as suas opções ao preto e branco, porque, vamos ser honestas, todo mundo gosta de um pouco de cor de vez em quando.

1. Economia de tempo

Todo mundo conhece alguém que vive reclamando de falta de tempo. Talvez você seja essa pessoa e, pra piorar, pode ser vítima da síndrome do “não tenho roupa” que é quando o seu armário está transbordando de peças – algumas ainda com a etiqueta – mas você tem a convicção de que nada orna.

Por isso que limitar suas opções fará com que você saiba exatamente o que tem no seu armário e, consequentemente, possa economizar o seu tempo e investi-lo em algo mais importante ou agradável.

2. Estimula a criatividade

Essa é bem óbvia, né? Porque a partir do momento que você tem um guarda-roupas minimalista será necessário usar a criatividade para combinar e recombinar as peças entre si.

Mas isso está longe de ser um problema, já que ter uma quantidade limitada de roupas eliminará as distrações e você poderá se concentrar nas peças-chave que estão à sua frente.

3. Focando no que realmente importa

Com menos decisões para tomar, naturalmente você ficará menos ansiosa e estressada e, portanto, poderá focar no que realmente é importante pra você.

Não é novidade que pessoas importantes – e muito ocupadas – são populares também por seus estilos minimalistas. Mark Zuckerberg é um bom exemplo, que aderiu a ao look mais básico para se concentrar nas suas prioridades. O mesmo efeito pode se traduzir em sua vida.

4. Economizar dinheiro

Esse talvez seja o tópico que mais abre sorrisos quando se pensa nas vantagens de um armário cápsula. Pois se você não está comprando roupas de acordo com a moda do momento, você está guardando dinheiro.

Em vez de fazer compras em alta velocidade, para adquirir aquele vestido que você pre-ci-sa (#SQN), ou gastar com roupas que você usará apenas uma vez, que tal investir esse dinheiro em peças-chaves com qualidade maior e durabilidade por mais de uma estação?

Sem contar que toda essa economia pode favorecer aquela tão sonhada viagem para a Europa, por exemplo.

5. Ajudar quem precisa

Talvez, quando você começou a sua empreitada para transformar o seu armário em um exemplar minimalista, não passou pela sua cabeça que você pudesse não só mudar a sua vida, como a de várias outras pessoas que você nem conhece.

Isso porque, uma das etapas mais importantes na transição para o guarda-roupas cápsula é se desfazer do que você não usa. E o que não faz mais sentido pra você pode ser fundamental para uma pessoa que não tem condições de pagar por vestuário no momento.

Há muitas instituições, centros religiosos, abrigos e bazares só esperando aquele agasalho, que será distribuído para uma pessoa necessitada se sentir um pouco mais confortável e acolhida.

Dica: Por fim, seja honesta com você mesma.

Certifique-se de que as peças que você possui são usadas pelo menos uma ou duas vezes por mês. Se uma blusinha ficar por mais de três meses esquecida, esse é um sinal de que ela não faz muita diferença no seu estilo.

Pode ser assustador se livrar da maioria das suas roupas e para muitas pessoas elas significam uma rede de segurança. Mas se você parar pra pensar – e analisar todos os itens abordados acima – vai ver que se sentirá muito mais feliz e livre com opções que você realmente se identifica.

E não se esqueça: Divirta-se! Tenho certeza de que o desafio de misturar e combinar peças será cada vez mais gratificante à medida que você pratica.

 

Por Camila Marinho Monteiro

2018-07-09T11:08:09+00:00julho 9th, 2018|Conceito, Dicas|0 Comentários

Deixar Um Comentário